Sim, eu sei que essa ideia de trabalhar em casa pela internet ainda é meio confusa. Você já ouviu falar em plataformas digitais, talvez até já saiba o que são infoprodutos, mas não entende como funciona essa modalidade de trabalho e nem sabe por onde começar.

 

Por isso venho aqui na tentativa de te ajudar a entender o trabalho de um afiliado. Mas afinal, o que é afiliado? Bom, trata-se de alguém que indica produtos feitos por outras pessoas e recebe comissões pelas vendas realizadas.

 

Para isso, ele se afilia a um programa dessa modalidade de marketing, faz uma análise dos produtos que deseja promover e começa a divulgar para a sua audiência.

 

No programa de Afiliados digitais, suas vendas serão rastreadas por um link exclusivo, o que facilita o controle de suas comissões.

 

Existem produtos sobre muitos temas, como saúde, culinária, artesanato, softwares, apostilas para concursos públicos, treinamentos, palestras, adestramento de animais, línguas, e muito mais.

 

A diversidade é tão grande que é impossível você não encontrar algum produto adequado para promover para o seu público.

 

Até aí ok. Mas como se tornar um Afiliado e ter um bom desempenho nas vendas?

 

Essas perguntas sempre rondam a cabeça das iniciantes e eu estou aqui pra responder!

 

O que você precisa para ser uma Afiliada?

 

Bem, antes de responder esta pergunta eu preciso te dizer que  existem alguns tipos de Afiliados. Por isso, para ter sucesso, você precisará escolher aquele que se identifica mais com seu estilo de vida e sua personalidade.

 

Por exemplo, você pode dedicar-se integralmente ao marketing de afiliado, fazendo com que 100% de sua renda venha das suas vendas, ou usar os programas de Afiliados apenas como uma forma de gerar renda extra.

 

No entanto, seja qual for sua escolha, é preciso ter comprometimento com seu planejamento para que ele traga os resultados desejados.

 

Ou seja, você precisa decidir se irá fazer do marketing de afiliados um negócio ou apenas um bico.

 

Para participar dos programas de afiliado por meio de uma conta gratuita, você vai precisar:

 

  • ter um e-mail válido;

 

  • possuir um documento de identidade;

 

  • ter 18 anos ou mais;

 

  • fazer uma conta em uma plataforma de produtos digitais. As mais conhecidas são a hotmart, eduzz e a monetizze

 

Você não precisa ter um site ou blog. Porém, os resultados de quem usa essas ferramentas tendem a ser melhores, principalmente quando essas pessoas encaram esse mercado como um negócio e possuem um registro de domínio próprio.

 

Isso porque, assim, sua divulgação transmite mais confiabilidade e autoridade. Você também pode explorar seus recursos e criar uma apresentação mais interessante dos produtos, o que acaba gerando resultados melhores.

 

O mesmo vale para as redes sociais. Use-as para ter maior proximidade com o cliente, pois elas permitem a interação, relacionamento e a construção da sua autoridade no mercado que deseja se destacar.

 

Como é o processo de afiliação e vendas?

 

Após saber o que é um afiliado e decidir de fato que esse mercado é pra você, então prepare-se para criar um plano de ação para começar! Você deve:

 

  • cadastrar-se numa das plataformas digitais;

 

  • definir quais serão seus canais de divulgação, como redes sociais, blogs, grupo de amigos;

 

  • Decidir qual o nicho que você vai atuar

 

  • escolher os produtos digitais relacionados ao nicho escolhido e solicitar a afiliação;

 

  • estudar a página de venda dos produtos, materiais de divulgação, entre outros;

 

  • cadastrar os seus dados financeiros para saque de suas comissões;

 

  • criar uma série de conteúdos e argumentos a respeito dos produtos que escolheu para gerar vendas;

 

  • considerar a possibilidade de pagar anúncios para promover seus produtos;

 

Como ser uma boa Afiliada?

 

Image by Robin Higgins from Pixabay

 

Você já deve ter percebido que existe total liberdade para trabalhar seu negócio como bem entender.

 

Mas, para ter retornos interessantes, é preciso se dedicar à estratégia, certo?

 

O marketing de Afiliados não precisa de dedicação exclusiva nem da presença do Afiliado para que uma venda seja concluída.

 

Basta ter seu link exclusivo para contabilizar suas vendas, você só precisa gerar relacionamento, atrair seu público e indicar o caminho para a compra.

 

Assim, para conquistar bons resultados, considere adotar algumas boas práticas.

 

Estude muito sobre seu segmento

 

Foto da Matthew Henry do Burst

 

Conheça bem o seu nicho, defina seu público alvo e o seu avatar. Suas dores e necessidades que precisam ser supridas,

 

Essas informações vão te ajudar a ter uma comunicação estratégica, vão te tornar uma autoridade no assunto, e pronta para interagir de forma certeira com seu público.

 

Acredite nos produtos digitais que você vai promover

 

Não escolha um produto apenas pelo valor de sua comissão ou por ele estar entre os mais vendidos no mercado. De fato, acredite na qualidade dele.

 

Não foque no dinheiro que você vai receber quando a venda for realizada, foque na satisfação do seu cliente e se a sua necessidade será suprida.

 

Pergunte a si mesma se você consumiria esse produto, de acordo com sua resposta você vai decidir se vale à pena ou não promover o produto em questão.

 

Se você oferecer um bom produto para o seu cliente, além da comissão, você também ganhará respeito e a confiança de que só faz indicações boas. Sendo assim, conquiste seu público!

 

Analise estatisticamente todas as suas ações de marketing

 

Fazendo isso, será possível identificar quais ações trouxeram bons resultados e devem ser mantidas, como também ajustar aquelas que não tenham tido sucesso.

 

Trabalhe o relacionamento com seu público e fortaleça sua credibilidade

 

Se você conquistou um público, mantenha contato com ele regularmente. Isso pode ser feito através da sua presença constante nas redes sociais ou e-mail marketing, por exemplo.

 

Criar relacionamento garante que você possa ofertar novos produtos, receber indicações, entre outros. Além disso, compartilhar conhecimento, tendências e novidades também fortalece sua autoridade no segmento trabalhado.

 

Sobre o Autor

Jouse Ferreira
Jouse Ferreira

Conheça a Jouse Ferreira na seção "sobre mim" na página Home

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *