Se você é empreendedor digital ou deseja atuar nesse mercado, provavelmente já sabe que marcar presença na internet é vital para o crescimento do seu negócio.

Nesse caso, ter o blog como um dos pilares de sustentação da sua estrutura faz toda diferença. Mas Por que um blog é tão importante?

Até algum tempo atrás, era possível manter um negócio em meio à forte concorrência do mercado, mesmo sem contar com marketing digital.

Porém, o avanço da internet contribuiu bastante para as mudanças no comportamento de compra do consumidor.

Só consegue se destacar quem busca novas possibilidades e estratégias e consegue colocá-las em prática através do online.

Devido à crise que o nosso País ainda vive, não é pequeno o grupo de empreendedores que têm enfrentado dificuldades. Entre as maiores delas, destaca-se o declínio nas vendas e, inevitavelmente, o atraso no crescimento dos negócios.

Com todo esse embaraço, o único jeito é buscar soluções na internet.

Afinal de contas, se você der um giro de 360 vai notar que a maioria dos olhos ao seu redor estão focados em algo comum: uma tela. Ou seja, se você não está na internet, você está fora do jogo. E isso vai afetar diretamente nos seus resultados.

Como na internet não existem barreiras, o alcance é gigantesco. É possível divulgar o seu negócio para um número muito maior de pessoas.

Nesse caso, o Blog se torna uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo.

Para te ajudar ainda mais acesse o e-book “as 11 coisas para fazer antes de iniciar um blog.” É gratuito.

Como ganhar dinheiro com blog?

A possibilidade de ganhar dinheiro com um blog tem sido para muita gente, um achado. O pontapé para criação de um negócio altamente lucrativo e agradável na Internet. Cresce no mundo inteiro o número de pessoas que ganham a vida com seus blogs. Sim, é possível ganhar muito dinheiro criando e gerindo um blog.

Talvez você sempre tenha gostado de escrever, mas nunca tenha pensado na possibilidade de ter um blog. Talvez por desconhecer as diversas opções disponíveis para ganhar dinheiro com ele.

E como a missão do Job em casa é te inspirar, te informar e te ajudar a construir o seu negócio na internet, escrevo este artigo com o intuito de te motivar a incluir o blog na sua estrutura online.

Antes de começarmos a falar sobre como ganhar dinheiro com um blog, devemos deixar bem claro que trabalhar com blog ou com qualquer coisa na internet, seja rede sociais, canal no Youtube, não significa ter dinheiro fácil.

Não pense que um blogueiro bem sucedido trabalha algumas horinhas do dia e depois vai curtir a vida. Para ganhar dinheiro com um blog é necessário muito esforço, organização e planejamento.

Você precisa se comprometer com sua audiência, ser constante, alimentar o seu blog de excelentes conteúdos e para isso você tem que estudar, fazer muitas pesquisas para que o seu conteúdo agregue valor na vida das pessoas.

De onde vem a receita de um blog?

Praticamente existem duas maneiras de ganhar dinheiro com um blog. A primeira forma é vendendo espaços publicitários (anúncios) e a segunda é vender algum tipo de produto, geralmente infoprodutos.

Saiba o que são infoprodutos

ANÚNCIOS

Você pode disponibilizar espaços publicitários no seu blog para marcas. Essa estratégia vale para quem tem uma boa média de visitantes consistente (tráfego). Para quem ainda está começando e ainda não recebe muitas visitas no blog, há a possibilidade de ir atrás das marcas e oferecer divulgação ou parcerias.

É muito importante que os anúncios tenham relação com os assuntos tratados no seu blog para que se mantenha uma harmonia. Até porque o foco de um blog não é ganhar dinheiro e sim atender a necessidade dos seus leitores. O dinheiro aqui é uma consequência.

Então o exagero de propagandas saltando nos olhos do leitor, além de tornar a navegabilidade cansativa, pode afastar por completo a sua audiência.

Venda de infoprodutos

Outra forma de ganhar dinheiro com blog é a venda de infoprodutos. Seja como um Afiliado (divulgando produtos de terceiros e recebendo comissões por cada venda) ou como um infoprodutor (produzindo seus próprios produtos). Você pode usar o seu blog como vitrine para venda de produtos físicos e digitais.

Os produtos de informação como os cursos online e os e-books funcionam muito bem nessa estratégia de blog.

Hoje em dia devido à falta de tempo e a necessidade de se especializar e adquirir conhecimento, o ensino a distância ganhou espaço no mercado. As pessoas estão em busca de tutoriais e treinamentos que as auxiliem. Dessa forma surge a oportunidade de ganhar dinheiro com os infoprodutos.

Em ambos os casos é necessário que o blog tenha tráfego (visitas). Não adianta oferecer os melhores produtos físicos ou digitais, ter um blog lindo se o seu conteúdo não atrai uma audiência. O melhor é focar num nicho específico e criar um conteúdo consistente que realmente desperte o interesse e ajude as pessoas.

Fica a dica para saber como ganhar dinheiro com blog: Trabalhar duro!

Por falar em trabalho…

Além de se dedicar a produção de conteúdo, o blogueiro também deve se preocupar com a questão de otimização para ferramentas de busca – SEO, redes sociais como o Facebook e instagram e outras formas de divulgação online.

Só se ganha dinheiro com um blog se houver esforço, muito trabalho e consistência porque o blog é uma ferramenta que traz resultados a médio e longo prazo.

Além disso, este segmento está cada vez mais competitivo. Somente os melhores e mais dedicados conseguem se destacar, assim como em qualquer área na vida.

Essa idéia de que trabalhar na internet é ganhar dinheiro fácil com certeza veio de pessoas focadas em obter lucros sobre a inocência dos outros e para isso fazem promessas mentirosas de enriquecimento da noite para o dia. A realidade está bem distante disso.

Algumas considerações importantes:

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro com blog, você precisa levar alguns fatores em consideração: A escolha do seu nicho de mercado e o tema do seu blog.

Porque você precisa falar de assuntos que:

  • Você se identifique e tenha interesse em pesquisar. A pesquisa é uma prática constante na vida de um bloqueiro. Por isso é tão importante gostar do tema que o seu blog vai abordar.
  • Sejam de interesse de mais pessoas. Afinal de contas você precisa de visitas no seu blog. Os seus artigos precisam atrair uma audiência.

Planeje o seu conteúdo

A elaboração do seu conteúdo é a parte prática do seu blog. É aqui que você põe a mão na massa e começa a escrever seus textos. Esse planejamento consiste na pesquisa dos assuntos de interesse do seu público, e ajuda você ter clareza e definir as pautas que sejam relevantes para ele.

O seu planejamento será o seu guia. É importante você registrar toda sua pesquisa. Isso ajuda manter o foco nesse processo de criação dos artigos.

Crie conteúdos de valor

Ok, com o seu planejamento em mãos, só falta produzir o conteúdo. Lembre-se de que as pessoas estão em busca de respostas e soluções. O seu conteúdo precisa atender as necessidades do público que você deseja alcançar.

Uma ótima ideia é ver os artigos mais lidos nas páginas de busca para os temas que você deseja abordar, e tentar produzir algo melhor. Pesquise sua concorrência, veja o que eles estão fazendo. Faça testes até você ter clareza do que funciona bem para sua audiência.

Para facilitar o seu planejamento baixe o e-book“10 etapas que ajudam você a criar conteúdos que vendem. É gratuito.

Como eu disse, ganhar dinheiro com blog não é fácil. É verdade que o trabalho vai ser grande, mas o resultado será incomparavelmente compensador!

Aprenda a criar um blog do absoluto zero

Talvez agora ao ver as vantagens de se ter um blog compondo a sua estrutura, você pense: a idéia é muito boa, mas por onde começar?

Conheça o curso Blogger Expert. Com ele você aprende a criar um blog completamente do zero com ferramentas gratuitas. Clique aqui e saiba mais.

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Jouse Ferreira
Jouse Ferreira

Conheça a Jouse Ferreira na seção "sobre mim" na página Home

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *