Escrevendo artigo

Escrever um artigo para  blog, pode, às vezes, parecer espantoso. Você se senta para escrever e as palavras simplesmente não vêm. Na verdade, eu  sempre passo por isso. Em momentos como esses, um artigo que teria tudo para ser escrito de forma rápida, leva uma eternidade para ser concluído.

Para evitar esse problema pesquisei e conversei com pessoas experientes no assunto sobre formas de como tornar o ato de escrever mais leve e prazeroso e não algo que traga ansiedade e tensão. Por isso resolvi compartilhar com você passos importantes que têm me ajudado e que podem te ajudar também.

1-Saiba com quem você está falando

Quem vai ler o seu artigo? Quando conhecemos bem a nossa persona (se você ainda não sabe o que é uma persona leia este artigo aqui, fica mais fácil se comunicar.

Agora mesmo, se você está aqui lendo esse artigo nesse momento é porque provavelmente você é uma pessoa que escreve ou pretende escrever artigos e gostaria de saber como escrever um bom artigo.

Isso significa que se a minha mensagem está esclarecendo a sua dúvida, então estou conseguindo atingir o meu objetivo. Porque foi para pessoas com esta necessidade que eu escrevi este post.

Quando conhecemos nossa persona, suas dores e dificuldades, fica fácil saber exatamente o que vamos escrever.

Acredite isso facilita demais.

2- Domine o assunto do seu artigo

Um dos fatores que mais deixa um redator inseguro ao escrever é não dominar o tema em questão.

E como resolver esse problema? Simples. Estudando. A pesquisa é a base para se escrever um bom artigo.

Antes de escrever eu leio no mínimo uns 3 artigos sobre o tema que pretendo abordar, também vejo uns 3 vídeos no youtube. Ouço opiniões diferentes até atingir uma visão clara sobre o assunto e até me sentir capaz de falar sobre ele.

Por esta razão é tão importante escrever sobre assuntos dos quais gostamos e temos afinidade para que este processo de pesquisa não seja uma tortura.

3-Escrever um bom artigo consiste em fazer da escrita um hábito

Talvez esta seja a dica mais importante desse artigo. Escrever, qualquer um pode escrever qualquer coisa. Mas escrever bem é para quem faz da escrita um hábito diário. Pois é a prática que gera a perfeição.

Porque o problema da maioria das pessoas, digo isso porque era um grande problema pra mim também, é iniciar a vida de escritor já querendo escrever bem. E não é assim que a coisa funciona.

A escrita, assim como qualquer outra área em nossa vida da qual queremos dominar, requer prática e aprimoramento. Então se o seu desejo é se tornar um bom escritor, crie o hábito de escrever sempre.

4- Elabore o esboço do seu texto.

Pesquisou tudo o que você precisava saber sobre o tema? Já definiu quais são os dados que precisam constar no seu texto? Então está na hora de fazer o esboço do seu artigo!

Uma dica que funciona para muitos redatores é determinar o começo, o meio e o fim do artigo. Basicamente, você escreve uma introdução, na qual apresenta o tema, depois divida o assunto do artigo em subtítulos; por fim, faça uma conclusão e  inclua uma CTA (chamada pra ação).

Nessa etapa, ainda não é necessário elaborar fielmente cada um desses subtítulos, nem mesmo redigir na ordem correta. Se as ideias ou a criatividade estiverem falhando, comece pela parte mais importante do texto de forma resumida, para depois planejar a sua introdução e conclusão.

Não se preocupe com os detalhes agora, você poderá desenvolver e melhorar a sua performance depois. Basta desenhar o caminho que você pretende percorrer durante a escrita para guiar sua produção e pronto: você já tem o esboço do seu texto!

5-Sem enrolação, por favor! Seja direto

É importante que seu texto seja bem direto ao ponto. Não “encha lingüiça” pelo amor de Deus!

Infelizmente as pessoas não têm paciência para ler textos gigantescos ainda que sejam úteis. Quanto mais se perceberem que o texto está recheado de embromação, sem informações relevantes. Fracasso total!

Essa dica traz benefícios tanto para o escritor quanto para o leitor. Pois o escritor não terá que perder tanto tempo e energia pensando no que acrescentar ao texto, focando apenas no assunto principal. E o leitor por sua vez terá um artigo objetivo e direcionado para atender a necessidade que ele tem naquele momento. Ambos ficarão satisfeitos!

 

6- Um bom artigo soluciona problemas

Por que você usa o Google? É porque provavelmente nele você encontra a resposta para uma dúvida ou a solução para um problema.

O Google é usado para  resolver questões desde como aprender a fazer um miojo, a colocar um telhado numa casa. O Google compartilha soluções e respostas.

Se você deseja que seus artigos sejam lidos, então eles precisam resolver problemas. Em outras palavras, eles precisam ser úteis.

Antes de criar um conteúdo, pense nos problemas que seus leitores estão enfrentando.

Como você pode ajudá-los?

Caso seu conteúdo resolva um problema de seus leitores, eles provavelmente irão compartilhar, comprar seu produto, e se tornarão clientes fiéis.

7-Para escrever um bom artigo gere conexão com o leitor

Outra dica de ouro é a empatia no seu conteúdo.

O seu leitor precisa se identificar com o que você escreve.

As melhores técnicas de escrita do mundo se tornam infrutíferas se sua mensagem não atrai.

O seu texto precisa transmitir a sensação de que foi um ser humano normal, uma pessoa comum quem redigiu palavra por palavra.

Você reparou como eu comecei a escrever este artigo? Contando que escrever era uma dificuldade pra mim, que eu precisei pesquisar e buscar ajuda de pessoas com mais experiência no assunto e etc.

Textos cheios de perfeccionismos, escritos por pessoas que parecem que já nasceram sabendo e que nunca falham, cansam e desmotivam.

O meu objetivo é fazer com que o meu leitor termine este artigo pensando assim: Se ela conseguiu, eu consigo também.

Certamente você saberá como escrever um bom artigo no momento que você gerar esta empatia no seu leitor. No momento em que ele se identificar com o que você diz.

Concluindo…

Como disse escrever era uma grande dificuldade pra mim. Não que hoje eu me considere “A ESCRITORA” mas acredito que eu já tenha melhorado bastante.

Com certeza estudar sobre como escrever melhor foi um grande diferencial na minha vida.  A busca por conhecimento e instrução na vida do criador de conteúdo tem que ser constante.

Se esse for o seu interesse eu sugiro que você conheça o curso ARTIGO DOS SONHOS, criado pela GECIANE SANTOLINI, empreendedora digital, redatora freelancer com vasta experiência em criação de conteúdo para blogs .

Trata-se de um curso online, bem objetivo, que ensina de maneira prática como escrever artigos encantadores.

Clique no link abaixo para saber mais informações sobre o curso.

 

Conheça o curso ARTIGO DOS SONHOS

 

 

 

 

 

 

 

Tags: | |

Sobre o Autor

Jouse Ferreira
Jouse Ferreira

Conheça a Jouse Ferreira na seção "sobre mim" na página Home

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *