Variedade de profissões

Com o avanço da tecnologia, é possível que você ou alguém que você conheça exerça uma dessas profissões que deixarão de existir no futuro.

Afinal, vivemos em uma sociedade em que tudo se transforma muito rápido. A cada instante, inovações tecnológicas surgem no mercado de trabalho e, juntamente com elas, novas necessidades.

Por conta justamente dela (a tecnologia), muitas profissões desapareceram do mapa e outras continuarão desaparecendo.

Já parou para pensar em um cenário futuro, daqui uns 10 anos, por exemplo? Será que sua profissão será ainda necessária no mercado?

A boa notícia é que se por um lado algumas profissões já não são necessárias no mercado, por outro, funções que exigem conhecimentos em tecnologia de ponta deverão ser valorizadas.

Então se liga nas oportunidades porque ainda dá tempo de se qualificar para esse futuro de possibilidades que já é real em nossos dias.

Confira abaixo a lista das profissões que deixarão de existir:

Operador de telemarketing

O auto-atendimento passa a ser digital, dispensando a presença de uma pessoa física para isso.

 

Digitador

As plataformas digitais que fazem leitura e digitalização automática de documentos e os leitores de informação, como a captura ótica de dados do cartão de crédito, serão responsáveis pela substituição desses profissionais.

 

Corretor de imóveis

O mercado imobiliário tradicional, onde as vendas dos imóveis eram feitas por meio de uma corretora vem sendo desburocratizado com a popularização dos sites de busca de imóveis.

Os interessados em comprar ou alugar uma casa ou apartamento encontram mais facilidade na busca online do que através de um corretor.

Caixa bancário

Em função do crescimento dos bancos digitais, hoje é possível efetuar o autoatendimento para quase todos os tipos de serviços bancários através de um celular.

Assim esses profissionais são cada vez menos necessários.

 

Taxista

Quase todo mundo que mora em uma grande cidade conhece pelo menos uma pessoa que trabalhou como uber nos últimos anos.

A empresa tem atualmente mais de 50 mil motoristas cadastrados em todo o Brasil.

Com a empresa, uma profissão antiga, a de motorista, ganha um novo espaço.

Deixou de ser um serviço exclusivo dos táxis, empresas de serviços particulares, para ficar ao alcance de qualquer um com um smartphone nas mãos.

O motorista passou a oferecer o serviço através do aplicativo ganhando uma infinidade de clientes e modernizando o seu trabalho por completo.

 

 Secretários

Secretários, assistentes e recepcionistas podem deixar de existir por causa da tecnologia.

Em contrapartida, o número de contratações de assistentes virtuais tem crescido.

Assistentes digitais ou virtuais possibilitam que muitas tarefas sejam realizadas de maneiras mais rápida, simplificada e concentradas em uma plataforma.

Esses serviços estão ficando cada vez mais populares, tanto que estima-se uma queda na contratação destes profissionais.

A substituição desses funcionários pela tecnologia é uma tendência, seja em escritórios, em empresas, e onde esse tipo de serviço se faz necessário.

Atualmente, é comum que esse tipo de trabalho seja feito, muitas vezes, de forma terceirizada.

Assim, as demandas dos contratantes são agrupadas em um provedor de serviços e há a possibilidade de recorrer a um atendimento externo caso seja preciso.

 

Pilotos de avião

Os pilotos de avião  brevemente serão substituídos pelo piloto automático.

Essa nova tecnologia já tem sido testada e a tendência é que seja aprimorada nos próximos anos.

As aeronaves, por exemplo, na maior parte do tempo são pilotadas  pelos sistemas computadorizados.

As ações humanas acontecem principalmente nas etapas de decolagem e pouso, mas diversas empresas já fizeram testes com aviões que são totalmente autônomos.

Essa nova tecnologia também está sendo testada em automóveis.

 

Conclusão

Há diversas profissões que correm o risco de desaparecer no futuro. O ideal é ficar atento às mudanças na sociedade e às novas necessidades do mercado para não escolher ou permanecer em alguma profissão que possa deixar de ser útil amanha.

Para não perder espaço, o ideal é sempre buscar atualização, ampliar seus conhecimentos, buscar novos aprendizados e claro, tentar demonstrar um diferencial.

Se você chegou a este texto é porque você está antenado para as mudanças que estão ocorrendo. E a dica que eu quero deixar é sobre o avanço do mercado digital. E eu posso provar!

Quantos vídeos na Internet você assiste? Quantos e-mails costuma ler? Você acompanha alguma figura pública em suas redes sociais?

Substituiu os canais da TV pelas suas séries favoritas? Acha mais prático efetuar suas compras pela internet no conforto da sua casa do que se deslocar para uma loja física?

Todas essas ações são possíveis através do mercado digital que está sendo movimentado por pessoas, que vivem de suas paixões e ganham a vida a partir da internet.

Produzindo conteúdos atrativos e construindo formas de acelerar (e tornar ainda mais práticas) as tarefas do nosso cotidiano.

Essas são as novas profissões do futuro, que existem graças a internet.

Ou seja, o futuro está no online.

Se você tem se identificado com esse mercado e já se vê inserido nesse vasto mundo que o digital oferece, te convido a conhecer o treinamento Fómula Negócio Online.

O treinamento para quem deseja digitalizar o seu negócio e empreender na internet. Podendo assim como muitos, viver de sua paixão e ainda faturar alto com isso.

Clique no link abaixo e assista o vídeo do Alex Vargas, especialista em marketing digital e produtor do treinamento Fórmula Negócio Online.

Você também pode se interessar por 👉5 Razoes para investir em um negócio online

👉Desenvolvendo uma mentalidade empreendedora

 

 

Sobre o Autor

Jouse Ferreira
Jouse Ferreira

Conheça a Jouse Ferreira na seção "sobre mim" na página Home

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *